Amigas que me visitam !!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

- Aceita um chá?????


Hoje é terça feira....a semana já vai a meio...
Estive no final de semana na aldeia
e andei a fazer algumas coisas....
Hoje vou mostrar algumas e as outras mostro noutro dia,
noutra hora....

















No sábado, dia 27, para o aniversário de 14 anos de S...
levei uma Tarte de Maça.....

Cá em Portugal diz-se Tarte...e no Brasil Torta....
e para o que se diz por cá a Torta, no Brasil é Rocambole...
Língua Portuguesa....|!!!!!

Querem a receita ???
é super fácil e rápida de ser feita....

Forre uma forma para Tartes ( ou Tortas)
com a massa folhada. ( deixe o papel vegetal por baixo,
 pois ajudará na hora de desenformar).
A minha comprei no Supermercado E.Leclerc
(acho que é assim que se escreve)
do Entroncamento..
Descasque as maças ( utilizei 3 de tamanho médio)
tire as sementes e corte em fatias...
adicionando uma ao lado da outra em cima da massa folhada.

À  parte misture 1 caixinha de natas ( creme de leite no Brasil)
2 ovos, 1 colher de maisena, raspas de laranja ou limão
( o que tiver a mão)...improvise....
(pode-se colocar também essência de baunilha,
mas o que fica melhor, na minha opinião, é o limão siciliano)
e açúcar a gosto...
eu coloquei 5 colheres rasas...
 Bata com a varinha mágica ou no liquidificador
E jogue delicadamente sobre as maçãs...
Eu ainda salpiquei canela em pó e açúcar
por cima de tudo....

Ah...já deve ter ligado o forno...não se esqueça....
Leve ao forno...
A minha torta ficou mais ou menos 35 minutos a assar.

Quando o creme estiver firme e as maças idem,
é hora de retirar e passar para um prato bonito....

Infelizmente esqueci-me de tirar
uma fotografia da Tarte ( Torta) pronta...
fica para a próxima...prometo..





Já fazia algum tempo que estava a bordar
 uma toalhinha de bandeja com bainhas abertas
e bordado livre...
O desenho foi feito por mim...
e neste final de semana a terminei....
Aceita um chá?????
A louça é Vista Alegre, herança de
uma familiar.






















o bordado e a louça.....
Se quiser saber mais sobre a  louça Vista Alegre
clique em http://www.vistaalegreatlantis.com/contents.aspx/3/Hist%C3%B3ria/

















por último, um pano de prato com um barradinho em crochet,
cujo esquema tirei da toalha de uma prima....
Gostei de o fazer, já que se faz numa só volta....
É um tal de ir e vir para frete e para trás....
mas é só uma carreira....
muito prático...
Prometo que ainda nesta
 semana posto o Tutorial ou PAP...
Esta foto foi tirada com o pano de prato
apoiado em cima de uma oliveira centenária.....

além disso tudo dei um bom avanço no curso de
Fios Agrupados ou Contados da Lee Albrecht
http://fioagrupadoporleealbrecht.blogspot.pt/

Boa semana para todos....


15 comentários:

Meadas Soltas disse...

Olá Filomena,
Aceito sim!! Um chá em boa companhia... :)

Já guardei a receita, massa folhada e maçã é uma combinação sempre boa!

Bjs
Teresa

Ju disse...

Olá, Filomena
Há tanta delicadeza em tudo o que fazes...
Gosto muito de passear por aqui para ver as coisas lindas que sabes fazer muito bem!
Desejo que tenhas uma linda terça-feira!
Beijo
Ju

fios de renda disse...

A tarte de maçã tem um aspecto delicioso. Mas a toalhinha bordada é lindíssima. Parabéns Filomena.
manela

Lee Albrecht disse...

HUm a torta deve estar uma delicia...mas o chá aqui no Brasil deveria ser gelado...um calor!

Conceição Esteves disse...

Pode ser ás 5 da tarde?
Porque não?! Com certeza seria muito agradável tomar um chá na tua companhia e comer uma fatia dessa divina tarte.
Assunto? Teríamos pano para mangas.
Quanto ao bordado e croché...tem o teu toque de requinte e bom gosto.
Beijinhos e até

Favo de Mel disse...

Nossa agradeço o convite, e o chá está uma delicia bem quentinho a torta nem se fala fique com água na boca. Menina Filomena sua toalha ficou uma beleza, gostaria que na próxima postagem você fotografasse mais perto para vermos os detalhes do bordado e da bainha. Beijos Iêda do Favo de Mel, apareça para um cafezinho!...

Artesanatos by Angela Santos disse...

Olá Filomena,hj é a primeira vez que passo aqui e amei este post ,tudo bem explicadinho,vc deve ser bem perfccionista em tudo acertei?
Aí que água na boca para comer uma Tarta desta rsrs!
A louça a toalha bordada tudo perfeito parabéns.
Seguindo seu blog,se quiser vem conheceer o meu ok?
Beijos!
Ângela Santos

Anónimo disse...

Olá, vim agradecer a visita ...

Beijinhos e até breve
Avó Velha

Francy disse...

Se estivesses mais perto??
Se, se,... bem estamos em Olhão, mais perto, impossível...
Mas que delicados esses lindos panos de bandeja, são impecáveis!!!
abs,

O meu pensamento viaja disse...

Aceito, sim. Sem açúcar, por favor e uma fatia dessa deliciosa tarte!
A mesa de chá está maravilhosa. Tens mãos de fada, menina! Quanto à Vista Alegre, palavras para quê?
Beijinhos

Toca do trico e croche disse...

Amiga,
o que dizer de uma postagem tão rica !!!
Fiquei encantada com as imagens... e principalmente com o conteúdo das mesmas.
E esta torta ???
Estou com água na boca ...
E é claro ...estou pegando a receita... para fazer uma... para meus amores daqui de casa.
Lindaaaaa postagem ...parabéns !!!

Sonia Faria

Jane Quintela de Carvalho disse...

Oi Filomena... mas é claro que aceito, fiquei com água na boca só de pensar nesta tarte... e a toalhinha bordada mais as louças são um charme de linda, rsrsrs beijinhoss!!!

Marilia Baunilha e Patch disse...

Que maravilha as fotos, Filomena! A torta deve ter ficado uma delícia! E aquela oliveira centenária? Que preciosidade!

Beijos,

Eneida

Sonia Facion disse...

Filomena, estou estupefata, hehehehe....de boca aberta, com esse biquinho lindo, essa toalhinha de bandeja glamurosa e esse tarte que com certeza deveria estar uma delícia.

bjks

Sonia

Egléa Senna disse...

Ei, Filomena!
Um dos meus prazeres é dar uma olhada no seu blog, copiar alguma coisa, me admirar com seu bom gosto,sensiblidade e habilidades... Obrigada por compartilhar tudo isso conosco!
Fiz a torta de maçã... improvisei bastante(como em quase tudo que faço): acrescentei umas uvas passas, castanhas de caju picadas... ficou muito boa mesmo!
Um grande, grande abraço!
Egléa