Amigas que me visitam !!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

- Colcha de Retalhos


E a colcha de retalhos vai caminhando.....

os quadrados já prontos no chão da minha Sala de Costura
detalhe dos dois últimos quadrados..


Devagar!!! Devagarinho!!!!
É assim que a minha colcha de retalhos está a caminhar!!!
Ontem terminei mais dois quadrados e resolvi fotografar
para mostrar para vocês.

É feita com retalhos aleatórios que tenho cá em casa
Alguns eu comprei cá em Portugal,
outros trouxe do Brasil e,
outros pedaços ganhei de pessoas amigas e da família...
O que é um excelente presente ( prenda) para
se dar a quem gosta de trabalhar com trapos e linhas,
rendas e agulhas.

A técnica, embora na fotografia não dê para se ver,
é o do falso quilting.....

Peguei a ideia na net, como verão abaixo nos links.

Tinha me esquecido por completo de onde havia tirado a ideia,
mas ainda agora consegui...
A minha cabeça já não é a mesma!!!!!
E hoje, então, com frio e chuva,
e o corpo a dizer que vem por ai uma constipação,
pior ainda!!!!!

Já postei cá no blog anteriormente
o início desta colcha...

Cortei diversas tiras de diversas larguras e comprimentos...
o que dava o tecido..

Alterei um bocadinho a maneira de fazer , ou seja,
encontrei uma outra forma de encontrar o meio da base
( entretela ou tecido de algodão -
o que é muito bom para isso,
mas daí os quadrados ficam menores,
são as calças velhas de ganga)

Depois cortei um quadrado de entretela média
( que não seja muito fina)
com 13 por 13 polegadas e encontrei o meio...
Como se encontra o meio??
fazendo um X no centro do quadrado,
ou seja ,
trace uma reta do canto superior esquerdo
ao canto inferior direito do quadrado,
bem como, trace outra reta do canto superior direito
ao canto inferior esquerdo.
O local onde essas duas retas se encontrarem
é o centro do quadrado..
Ali coloco um quadradinho de tecido
fazendo os cantos coincidirem com as linhas do X
e depois vou costurando as tiras à volta,
com o detalhe que prego o tecido à entretela
com carreiras de costura na distância
de uma patilha da máquina de costura.

No fim acerto as beiradas até obter 12,5 "
( doze e meia polegadas -
para quem não souber, o simbolo - " -
após um número significa polegadas)..

Agora tenho que fazer mais quadrados
até obter o número suficiente
para uma colcha...

Vai demorar! Ah se vai!!!!
Adiante, Maria Filomena.


Se você quiser ver os outros posts sobre esta colcha
é só dar uma vista d´olhos nos endereços abaixo:


Peguei a ideia aqui!!!!!:


É muito fácil...
Quem sabe você não se anime e começa a fazer também!!!!!!!!

Continuação de boa semana

16 comentários:

Faniquito disse...

Oii, Filó!!!

A tua colcha já está bem adiantada e já sei que com certeza vai ficar um escandalo de tão linda.

Não foi desta vez que ganhei o teu sorteio mas deixo aqui os parabéns para a felizarda .

Beijinhos

Ana

O meu pensamento viaja disse...

É um projeto que alimento e que, tenho a certeza, ainda realizarei.
A sua está linda.
beijo da Nina

Teresinha disse...

Querida Filomena
Esta colcha está a ficar lindíssima.
Acho-a tão bonita e ainda tenho tantos retalhos, que acho que me vou aventurar neste falso quilting. É mais fácil, menos trabalhoso e faz o mesmo efeito.
O verdadeiro patchwork dá cabo das costas e a gente tem de se cuidar, não é mesmo?
Bjs
Teresinha

deise PAES disse...

Fiquei encantada com essa maravilha!
Parabéns Filomena!
Beijos querida!

ABOBORINHA MADURA (Helena) disse...

Olá Filó

Esse trabalho é mesmo para se ir fazendo, mas que está a ficar lindo e alegre isso está.
Não conhecia o falso quilting, mas parece mais fácil e fica muito giro.
Beijinhos e boa continuação
Helena

Manuela disse...

Olá

Está a ficar muito bonita, o resultado vai ser espectacular.

Manuela

CristinaLopes disse...

Filomena, essa colcha está a ficar lindíssima!
Adoro esses tecidos, um retalho mais lindo que o outro e tão bem combinados!

Beijinhos
CristinaLopes

Rute disse...

ola amiga vai ficar bem linda
beijinho

Ruth Maria Piancó disse...

Olá Filó, estou conhecendo seu blog hoje, fiquei encantada com seus trabalhos e das suas primas.
Pelo que estou vendo sua colcha vai ficar linda.
Beijinhos

Márcia disse...

Oi, Filomena!

Está ficando muito linda!

Devagar se vai ao longe!!!

O que é lixívia? é qboa?

Desculpe a curiosidade mas vi esta palavra em blogs portugueses de organização de lar, e fiquei intrigada.

Bjs!

O meu pensamento viaja disse...

Maria Filomena, tenho recebido várias sugestões para resolver o problema das molduras.
Acontece que a que me tinha parecido mais exequível era ir ao Leroy Merlin, conforme me sugeriu.
Realmente esta gente perdeu a noção do valor do dinheiro, mas, infelizmente, a situação crítica que atravessámos ensiná-los-á a refletir sensata e honestamente.

Quanto ao meu endereço, mandei-o no próprio dia da atribuição do prémio para o seu mail e, prevendo que algo de errado possa ter ocorrido, acabei, agora mesmo de o reenvviar.
Por favor, dê uma olhada.
Beijinhos e muito obrigada pelo incentivo e pela preciosa sugestão.
Nina

Lia Gloria disse...

Filomena, fiquei muito feliz com a tua visita! Quando inicei o blog, não sabia exatamente o que postar, o que fazer. Mas desde sempre, uma coisa era importante pra mim, fazer amizade, trocar ideias e aprender.
Eu não sabia que existia o falso quilting, ando pesquisando sobre esta técnica, que tem me deixado encantada. E agora aprendo aqui outra possibilidade!
Ainda não costura nada, como você viu no blog, tenho muito entusiasmo. Quando a máquina chegar, vou começar os testes (rs).
Amei teu blog e vou te seguir também, bjs

Unknown disse...

Parabéns Filomena está ficando linda! Bjs Nina

bere disse...

Filomena, adorei teu blog!
Teus trabalhos são lindos e mostram o teu capricho.
Foi uma satisfação te encontrar.
Estou te seguindo.
Berê

Marilia disse...

Está quedando fenomenal. Me encantan todos tus trabajos.
Felicidades
Un abrazo
Marilia

Aldora disse...

Olá está a ficar muito bonita com cores muito bonitas e alegres
Boa semana
Beijinho
Aldora
P.S.
Eu hoje acabei uma colcha mas fiquei com uma dores nos braços de fazer o quilte
Tem 2.50 m X 2.30m ainda não a publiquei.