Amigas que me visitam !!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

PRECE - Helena Kolody

A poetisa Helena Kolody, que já partiu, tinha uma alma lindissíma, que se traduzia nas suas poesias. Uma em particular sempre me chamou a atenção: É linda, é uma poesia e ao mesmo tempo é uma ORAÇÃO, uma grande oração.

Helena Kolody relata um acontecimento que revela o poder da palavra e a responsabilidade gerada por ela. É a história de uma jovem depressiva que tentaria o suicídio. Antes do gesto trágico, abriu o livro que a poetisa lhe dera de presente. Leu um de seus poemas, "Prece", e desistiu de seu intento. Helena Kolody escreveu vários poemas depressivos, mas por sorte não foi um desses o escolhido. Ela diz que depois disso seus poemas se tornaram mais abertos, mais otimistas. O poema "Prece" recebeu duas versões musicais e um "imprimatur" da igreja, e é lido como se fosse uma oração. in site Jornal da Poesia - rosanakamita@onda.com.br

PRECE (1941)

Concede-me, Senhor, a graça de ser boa,
De ser o coração singelo que perdoa,
A solícita mão que espalha, sem medidas,
Estrelas pela noite escura de outras vidas
E tira d’alma alheia o espinho que magoa.


1 comentário:

Anónimo disse...

Maria Filomena
Helena Kolody foi minha professora. Ver seu poema "a prece" me fez voltar ao passado, quando tive o privilégio de ve-la declamar em sala de aula,(no inicio das aulas, sempre pediamos para que ela declamasse algo).
" A prece" era nosso preferido
Que saudades.
Abraços
Aglair